domingo, 25 de abril de 2010

respostas para os misterios de lost de acordo com a ilustrada

a folha fez hoje uma reportagem fajuta sobre os mistérios de lost.
aqui está: 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u725126.shtml

esse é o problema da internet, os jornais se sentem confortáveis de fazer qualquer merda e por na internet. feito o planeta bizarro do g1.

só como nota, a veja fez uma reportagem muito melhor sobre os mistérios de lost.
e só como nota 2, se é pra escrotar, faça feito o aquiPE, e nao como o g1.


entaaao, eu vou responder as perguntas da folha pra mostrar q a reportagem é fajuta, força a barra, e que lost vai resolver os mistérios.


1 - O que é a ilha e por que ela tem poderes?
em um episódio da sexta temporada, se nao me engano, conversando com richard, jacob explica que a ilha é a tampa que evita o liquido de jorrar, ilustrando com uma garrafa na sua mão. mais tarde ele dá a garrafa tampada pra seu nemesis, black smoke/man-in-black, ai o cara quebra a garrafa. 

a ilha protege o mundo do "mal", o mal deve ser um tipo de inferno com muita coisa ruim e muito poder, a ilha tem q ter poder para se proteger de algo poderoso tb. 

2 - os números 4, 8, 15, 16, 23, 42
podia ser as "bearings, de cada um dos 6 escolhidos por jacob. vide o episódio onde jack vê na lighthouse que tem os nomes de todos que vieram a ilha com um numero do lado. eu pensei nisso agora e faz sentido, pq sao 6 escolhidos e tem 6 números. mas eles tem q responder essa ai.

3 - porque as pessoas do acidente foram escolhidas para estar na ilha?
essa nao acho que vai ser respondida diretamente, alem do que ja foi mostrado. cada um foi tocado por jacob em algum momento da vida, cada um tem certos objetivos com a humanidade, ou com a sua vida. outras pessoas tem suas vidas comprometidas a ilha de outra forma como illana e companhia. não acho essa pergunta tão importante.

em todo tipo de história vc pode se perguntar "porque aconteceu isso com esse cara?" mas se nao fosse com esse cara, ou nao tinha história ou seria outro cara. então, por exemplo, se jack nao fosse escolhido por jacob, seria outro e ai este outro q teria sua história contada na serie.

4 - o que criou a realidade alternativa?
o que criou a realidade alternativa foi a explosão da bomba no passado. eles conseguiram mudar o futuro apartar dali e é por isso que alem do avião nao cair todomundo relacionado com a ilha [exceto ms. hawking, a mae de faraday] vive normal sem nem saber nada sobre isso.

e digo mais, na realidade alternativa eles sentem a interferência dessa existência paralela, que é o que esta acontecendo principalmente com desmond e que ele está tentando provocar nos outros passageiros pq ele é foda. pra responder isso, usar qualquer teoria de que as pessoas estão ligadas alem dessa vida, ou imaginar que essa linha do tempo nao devia existir e por causa da interdependência delas que os personagens vivem se cruzando.

5 - quem são jacob e o homem de preto?
a serie já deixou bem claro que os dois são entidades que se opõem, com objetivos conflitantes. tipo bem e mal. eu acho essa pergunta besta, pq ela nao deve ser respondida diretamente, e alem disso, tem coisas nas histórias que você tem q tomar como garantido. 

typo, se eu chego e começo a contar uma piada "ai eu tava andando e tropecei numa lampada magica e…" ai vc diz, "oxe, e essa lampada magica veio de onde?"
ai eu digon par vc, "via tomar no cu carai, a lampada tava lá fdp!" 

em outras palavras: a gente não precisa saber de onde eles vieram. são entidades com poderes. tipo deus, vc nao sabe de onde deus veio, e nao importa. 

mas da pra inferir da história que o monstro da fumaça pode ter vindo do "lugar mal para o qual a ilha é a tampa, tipo o inferno" ele é uma entidade de lá, ele quer ser livre, porque o inferno é pequeno e ta entupido de gente.

jacob deve ser o sucessor de uma linhagem de escolhidos pra proteger a ilha, e essas escolhas devem vir acontecendo há muito tempo. de vez em quando acontece alguma coisa e o "protetor" tem que passar a vez, ai ele faz candidatos e tal. imagino que os protetores existem desde antes do monstro da fumaça, e proteger o lugar era uma tarefa pacata. obviamente hoje nao é mais assim pq o monstro ta puto.

6 - como eles chegaram a ilha?
ahh velho, eu nao acho que importa. é a mesma questão de cima, é suficiente tomar como garantido que eles sempre existiram. embora eu ache que os protetores vieram antes do monstro. o monstro taba dentro do lugar que a ilha ta tapando, ai um dia o protetor vacilou e ele conseguiu ficar em cima da ilha.

7 - como e porque jacob pode sair da ilha?
porque jacob é do bem.

8 - deve ser um pacto de lealdade, ou algo forçado por uma entidade maior. eles tem um protocolo de conduta, só agem por meio de pessoas normais que eles influenciam, então a disputa deles, e a morte de um deles tem q ser dessa forma também.

9 - os mortos morreram? 
essa tem q responder.

10 - o que está a sombra da estatua?
tah, tb n sei.

11 - de que a ilha precisa ser protegida?
a ilha precisa ser protegida do conhecimento do mundo, e do que ela tampa. pra n vir a galera feito a dharma e feito charles widmore, pra tentar usar a ilha de uma forma que pode acabar liberando o mal, ou a desviando do seu propósito.

12 - Por que as gravidas morrem na ilha?
eu acho que algum personagem ja disse algo sobre isso. eu n acho uma pergunta muito importante. pode ser o magnetismo. pode ser que é muito pra o bebe, e ele fica viajando entre as consciências de diferentes épocas dele e endoida e morre feito charlotte. pode ser que jacob nao quer que eles nasçam.

13 - por que a ilha tem efeito curativo nas pessoas, mas não curou o câncer de ben?
besteira também. pra mim a ilha cura as doenças de fora dela, mas o câncer de ben se desenvolveu com ele dentro da ilha. ai a ilha nao cura o que ela mesma causa. por outro lado pode ser também que jacob parou de "cuidar dele" se nao me engano o próprio ben achou isso.

14 - por que os outros falam latim?
po, os primeiros outros podem ter ido pra ilha numa época em que latim era a língua padrão, e ai se tornou a cultura, o hábito deles, de falar em latim, uma língua comum. richard fala espanhol também, pq ele é nativo de língua espanhola, tem o cara q fala japonês, a galera chega lá falando o que sabe, e tem q se virar. falar em outra língua também é uma boa alternativa de poder se comunicar sem que seus inimigos entendam, ai nesse caso latim pode ter sido a língua escolhida por motivos ja citados.

15 - por que há simbolos egipicios na ilha?
a ilha passou por varias épocas históricas e cada uma deixou suas marcas. essa característica da serie também me parece uma nao tao necessária de se explicar. fica claro que houve um momento que a doaram passou lá, e ai temos instalações diversas do homem contemporâneo. um avião caiu, ai tem barracas de pedaços de avião. vai ver q uma galera egípcia também chegou lá, a chamado de jacob ou nao.

obviamente quando os egípcios passaram por lá eles tinham bastante "verba" pra construir tudo, e pode ter sido o ápice da civilização na ilha.
pode ser que jacob e o monstro da fumaça sejam deuses egipicios ou derivados, ou pode ser que numa época mais calma, a ilha mudou de lugar e ficou pertinho do egito, ai nessa época só havia jacob na ilha, e os egípcios o trataram como um deus, e como taba pertinho foram lá visitar e construir e oferecer ao novo deus que fez uma ilha aparecer no mar. ai um deus egípcio nao gostou dessa história de deus novo, e foi lá averiguar, esse deus egípcio seria o monstro da fumaça, e ai por algum motivo a ilha mudou de lugar e o monstro ficou preso na ilha com jacob.

16 - o que é o  templo e porque a fonte tem propriedades curativas?
por favor ne, isso é o de menos, e qq resposta resolve. egípcios ou maias construíram o templo e jacob abençoou a água. pronto, essa serve. embora eu n vi essa água curar ninguém, pra mim era engodo do japa.

17 - porque a ilha aparece submersa no primeiro episodio da sexta temporada?
porque a sexta temporada começou mostrando a linha de tempo alternativa que foi criada quando a bomba explodiu, e ai quando a bomba explodiu a ilha afundou. [afundou: provavelmente ela nao se conecta 100% a terra já q pode mudar de lugar. quando explodiram a bomba ela pode ter perdido algumas propriedades, como parte do seu magnetismo e isso fez ela parar de funcionar e ai ela perdeu altitude, afundou.]

18 - o que quer dizer "a ilha nao terminou com você?
tah, essa é boa. ai eu poderia dizer que a ilha é uma terceira entidade, neutra, que também move os seus pauzinhos, só que de forma mais sutil que jacob e o monstro. mas também, quem falou isso foi ben, e ele nao sabe de nada. pode simplesmente ser jacob que nao acabou com você, ou pode ser aquela conexão magica que eles sentem [principalmente jack] como na época em que conseguiram sair da ilha, ou [principalmente desmond] na linha de tempo alternativa. convergência de destinos, sei lá, queria ver essa respondida.

19 - por que a doaram não tentou enviar uma nova equipe para a ilha depois do extermínio promovido por ben?
boa, quero saber essa também. mas pode ser que charlas widmore seja da dharma e eles decidiram mudar o aproach. e pode ser que eles estejam tentando, so que nao conseguiram achar a ilha de novo. ou pode ser que eles tenham estilado, afinal um submarino é caro, e eles perderam o deles.

20 - como o homem de preto virou fumaça? 
boa, quero saber também. mas pode ser que ele sempre tenha sido fumaça, o homem de preto é um corpo que ele se apossou da forma, como locke a filha de ben, e vários outros.

21 - de quem são os esqueletos de adão e evo na caverna?
tipo, eles nao precisam se preocupar com isso, da pra inventar um milhão de coisas sobre isso e acima de tudo, eles podem simplesmente nao serem importantes, e terem sido um casal feliz que viveu e morreu lá.
o que me faz pensar que eles podem ser rose e bernard, que voltam no tempo por algum motivo, mas continuam vivendo na boa como sempre na ilha, acham a caverna e vivem lá até seus últimos dias.

22 - o que mantem o monstro da fumaça afastado? porque ele é vulnerável a isso?
essa pergunta está mal escrita. mas se ta falando das torres sônicas que ele nao passa. eu suponho que aquela freqüência dissipe a fumaça, seja em forma de fumaça ou na forma do corpo que estiver usando.

23 - como a roda consegue mover a ilha? 
a gente já sabe que a ilha tem uma parada louca magnética. a roda mexe nela, faria sentido o magnetismo influenciar ou ter um mecanismo responsável pela sua localização. afinal tem o magnetismo da terra e tal.

24 - que é o garito que aparece para o Monstro da fumaça? 
esse garoto tem a ver com a morte de jacob, pode ser que seja a entidade que vai cobrar da fumaça por ter quebrado o pacto sobre quem pode matar quem.
ele parece com jacob, pode ser o jacob criança que muda de tempo pra irritar a fumaça.

25 - o que aconteceu com watt? 
fás tanto tempo que eu nem sei o que posso dizer. mas acho q ele deu o q tinha que dar e os outros levaram ele pra cidade. as aparições dele agora na sexta temp eu nao acho que são ele ele mesmo.

26 - por que o exercito levou uma bomba atômica para a ilha nos anos 50?
pergunta besta. porque nos anos 50 eles tinham muitas disponíveis e nao tinham onde guardar? por que eles iam fazer um teste de bomba na ilha? pode ser qq coisa e pode nao ser nada demais.

27 - o que aconteceu depois que julliet fez a bomba explodir? 
foi criada a nova linha de tempo paralela, e a galera ganhou uma viagem de graça pra o tempo deles. 

28 - quem vai assumir o lugar de jacob?
precisa perguntar? tipo essa é a que com certeza vai ser respondida. mas eu aposto em jack pq quando ele voltou da ilha ele ficou todo depressivo, ele é o único que sente mais sentido na ilha. é ele ou hurley.

29 - em que tempo as pessoas na ilha estão? 
depois da putaria de viagem no tempo eles ficaram no tempo normal, tipo "presente" a nao ser que tenha alguma pegadinha ainda por vir.

30 - serra que todos os personagens vao conseguir sair vivos da ilha? 
pergunta idiota. no final será respondida.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

2010 96 POLICIA ADJETIVO

assisti Policia Adjetivo no cinema da fundação.

o título original é muito coerente, inteligente. pra mim isso é importante. mas eu acho que a tradução nao foi boa.

durante o filme há uma cena em que o personagem principal consulta um dicionário a respeito da definição de varios termos. ele chega finalmente a definição da palavra policia. dentro da definição ele encontra a subdivisão 'politist, adjevtf' que define o uso da palavra no cinema, como em 'filme policial'.

assim, pra mim a melhor tradução para o nome do filme seria: Policial, Adjetivo. assim para mim o significado do titulo seria transportado para nossa língua da melhor forma.

também, a fundação tem escrito o nome sem a virgula, mas alguns locais a usam, então deve ser um equivoco apenas da fundação.

o filme é bom, com tomadas de câmera longas. gosto de como exploram o espaço. e o tempo.
o personagem e suas duvidas, e a conclusão, os diálogos, tudo muito interessante.

não deixo de notar como o lugar era meio detonado, nao é muito a impressão que eu tenho da europa [leste europeu?] contrasta com minha imaginação de lá, e parece muito com a minha imaginação daqui [a segunda sendo bem mais palpável q a primeira].
assim como noto as casas pequenas, como a da minha tia.

mas este sou eu percebendo o filme de uma forma que talvez os criadores não esperavam. se esse é o meio cultural normal dos participantes e personagens, então talvez as características desse espaço não tenham sido postas lá para passar a mensagem que leio, mas mensagens da cultura, de dentro para dentro, deles.

o assunto é contemporâneo, e sinto, bem uma questão latente européia, das drogas, sua legalização ou mudanças nas leis de porte e trafico.

a lingua é interessante, tao parecida com a nossa as vezes, e as vezes parecida com francês, italiano. o filme entra nos por menores da língua em vários momentos, e a língua é uma parte importante do desenrolar do filme.

poderia dizer que é um filme sobre mudanças e tempo. mudanças na língua, mudanças na lei. e a percepção dessas mudanças e do tempo, do ponto de vista do personagem, Cristi.