segunda-feira, 16 de maio de 2011

outro dia eu coloquei no facebook, no grupo fechado de uns amigos, que quem quizesse andar de moto ouvindo musica só iria conseguir se fossem eles mesmos que tivessem cantando a musica, dentro do capacete.

alguns entenderam, outros não, mas sabemos que o entendimento é uma coisa muito parcial, fragmentada, e que na verdade, nem palavras completas, para entendedores completos, bastam. quando eu disse o que disse, eu estava atacando uma concepção, um ideal, de alguns amigos, que me deixa embasbacado por inúmeros motivos.

esses meus amigos cultivam a ideia de quando fizerem quarenta anos comprarem uma moto harley davidson e fazerem uma road trip escutando metal. me impressiona essa vontade de se encaixar num estereotipo tao grande do "coroa", da harley davidson, road trips, e da vaga ideia de ouvir musica [metal, rock, como highway to hell] andando de moto.

pra começar, eu sei que existem motos com sistema de som, mas sério, é necessário? umas harleys inclusive tem som, mas elas sao enormes e carissimas, ainda mais aqui no brasil. depois, tem a coisa do capacete, que vai cobrir seu rosto, tem o barulho do motor e o barulho do cano escape, e isso tudo vai atrapalhar voce ouvir a musica. ainda, eu nao acho que é ideal andar de moto ouvindo musica, andar de moto é prazeroso mas tambem é um exercicio de atenção e de resistencia.

o principal ponto subtextual do meu argumento, se inclui aqui, pra mim o mais divertido é cantar dentro do capacete. o capacete gera uma acustica, e voce se ouve muito bem, e estar coberto pelo capacete pra mim é uma sensação de como estar no banheiro, é um solidao perfeita, ninguem te ouve [ou voce acha que ninguem te ouve] ninguem vê que você está cantando, e é divertido cantar dentro do capacete, da mesma forma que é divertido cantar fora, qualquer merda, só por cantar, como no chuveiro.

mas o principal ponto de verdade, que eu nao inclui no meu argumento no fb, é que andar de moto é uma coisa que nao se aprende de uma hora pra outra, mas eu nao culpo meus amigos de pensar assim. eu sei que é porque as coisas do ponto de vista de quem nao vivenciou, ou está de fora, parecem muito simples. andar de moto é um aprendizado constante, e é mental como é corporal.

outra coisa que tenho percebido é que quem viaja de moto não faz apenas uma viagem, mas varias. e deve levar varias viagens para ser um melhor viajante. repetir também é algo natural de quem gosta de fazer qualquer coisa, eu acho, entao quem gosta de viajar nao viaja apenas uma vez, mas varias.

eu penso em fazer viagens de moto, e eu penso numa grande viagem, mas eu estou começando a pensar em pequenas também, pra me preparar pra uma grande, e a moto que ando nem é minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário