terça-feira, 13 de setembro de 2011

cowboys & aliens

é um bom filme. eu me diverti assistindo, mas não é profundo.

destrinchando:
é possivel identificar o filme como uma homenagem ao filme de cowboy, western, os bons mesmo com clint eastwood. ser uma homenagem quer dizer que o filme inclui uma pequena cidade, ouro, minas, procurados, ladroes e indios. há pequenas viagens, emboscadas acampamento e canions. um pouco de tudo que há em filmes western.

a diferença é que colocaram tudo isso lutando contra os aliens. o que pra mim foi uma ideia muito boa, ninguem nunca fez um filme com alien e cowboys! entao eu gostei dessa ideia e tal, mas eh raso né, nao dá pra se dedicar o suficiente a raça alienigena quando voce tem tantas outras coisas pra explorar também. ainda mais depois de tanto filme de alienigena e de district 9 que me vem a mente agora, até super 8 tem dificuldade no enriquecimento do personagem alienigena e suas vontades e aparencia.

então o alienigena tem uma tecnologia legal, um predio que se camufla bem com os canyons na minha opinião, e aquele desejo basico de colonização parasitária.

a atuação de craig tá aceitavel, harrison tá muito legal no papel mais pro começo do filme, e olivia wilde tá uma folha de papel pinheiro, dura, opaca, inexpressiva.

SPOILER ALERT

os ETs tem umas naves que parecem caças, e voam muito semelhante a caças, então pra mim seria muito legal se esses ETs fossem uma raça derivada do humano no futuro, e sua viagem espacial os fez viajar no tempo. ia ficar beeem semelhante a Planeta dos Macacos na ideia, mas explicaria muito e seria bem interessante. mas a anatomia do ET impossibilita essa ideia, é aquele etezinho meio grande, meio rapido, meio rastejante, meio insectoide sabe, que tem aquela armadura natural, e um rosto dificil de entender e sao todos escuros cor de barada cascuda. entao aquele padrao de ET bem médiozinho. deu pra entender?

Olivia Wilde é uma alienigena de outro planeta que foi consumido pela raça alienigena inimiga. ela tem a capacidade de tomar formas, por isso toma a forma de uma mulher gostosinha, mas que nao escolheu muito bem as vestimentas, e se chama de Ella, que curiosamente é falado "ela" quando eu supunha que "ella", a pronuncia em espanhol, seria mais adequada, afinal eles estão em terreno recem dominado do méxico. a não ser que seja escrotisse dos personagens de propositalmente desrespeitar o espanhol, se não, não entendi mesmo.

agora, se esses etc vao minar a terra toda por ouro, q se for a unica razão pra vir aqui é muito tola, porque eles só tem uma nave? mineiradora/perfuratriz/campo de prisioneiros/pesquisa cientifica nos habitantes locais...

entao pra mim, ou é uma raça nomade flutuando no espaço que está prestes a deixar de existir, e por isso eles só tem uma nave, oooou eles são uma super raça, com capacidade de mandar uma minifabrica atravez de atmosferas e do espaço sem problemas, o que quer dizer pra mim que: num planeta distante, eles recebem os ultimos relatorios de uma nave que estuda determinado planeta, e nao recebem mais nenhum relatorio. então decidem investigar, como, mandando mais umas boas naves pra dar uma sacada e estar preparado pra qualquer merda, e ai quando eles virem que um bando de selvagens pipocaram a navezinha mineradora deles, eles vão descer com a porra toda e detonar os cowboys com todas as armas laser que poderem atirar, então esse filme acaba com os alien explodindo no lançamento da nave pra ir embora, mas esse história acaba mesmo com a raça humana quase extinta, criada para escravização enquanto seu mundo tem recursos.

ou isso ou a raça de Ella, wilde, era uma raça muito lixinho belicamente. mas é como a propria ella disse, os ets nao estavam preparados para um ataque humano. entao pode crer, umas navezonas vao voltar com tudo pra pipocar esses humanos.

na verdade todo o destino dos ocupantes dessa nave alienigena dependeu de um trabalhador que não seguiu instruções basicas de segurança. ele estava lá num dia rotineiro na sua sala com varias mesas cada uma com um humano pra dessecar. ao terminar com um humano ele vai pro outro, só que ai tinha um que tava acordado. e eu NAO SEI PORQUE nessa mesa o alienigena  1) decidiu não usar as travas de segurança pra prender o corpo do seu objeto de estudo; 2) decidiu tirar a sua arma superpoderosa estilo predador só que mais compacta, que nao atrapalhou ele enquanto ele furava o corpo anterior, do seu punho, de um de seus 4 braços, ou seja, não tava atrapalhando, só um bracelete, mas ele tirou, e colocou DO LADO do seu objeto de estudo que ele sabia que era uma raça belicosa inteligente. ai mo vei, o humano jake, daniel craig, pega a parada né e usa. e é só isso que torna os humanos capazes de ganhar dos ets.

END OF SPOILER ALERT

entao, com tantas observaçoes, é bom mesmo esse filme? sim. é bom pra rir um pouco e pensar em como podia ser melhor. habito de quem já jogou RPG e acha que um mundo de cowboys invadido por aliens seria um otimo tema para jogo. mas tinha que ser melhor explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário