quarta-feira, 14 de setembro de 2011

into the wild

a história de alexander supertramp, que é parte de christopher mccandless. que é a adaptação do livro de jon krakauer, que é um livro de não ficção, porque a história é verdadeira, porem é a tentativa do autor de recriar os passos e pensamentos da pessoa, que não parece ter deixado muito no caminho.

SPOILER ALERT
no final ele morre, e isso é decepcionante, mas logo em seguida senti que de tantas historias de viagens pelo mundo, tao desregradas ou menos, alguma daria errado.

de acordo com o artigo da wikipedia, a morte de chris é na verdade uma incognita. krakauser teoriza no livro que tenha sido por confundir uma planta comestivel com uma toxica, no alaska, e assim aparece no filme. ao longo dos anos no entanto testes de laboratorio de thomas clausen indicam que nem as duas plantinhas da regiao, nem algum tipo de mofo natural ou gerado por talvez uma forma de armazenar as plantas, outras teorias de krakauser, seriam toxicos a esse ponto.

edit: vale ressaltar a grande separação, no mundo, do entendimento das ações de mccandless. para alguns ele se tornou um icone, romantizado, mas não dá pra negar o despreparo e um pouco de arrogancia com que ele levou suas aventuras.
END OF SPOILER ALERT

esse é o tipo de filme que considero ter a mesma validade informativa que o livro correspondente, que eu nao li, mas é assim que eu sinto, pois ambos estipulam a respeito de um assunto real com a mesma validade. sean penn dirigiu e acho que de forma excelente, como o rotten tomatoes diz, o filme se torna um estudo de personagem. embora a atuação de kristen stewart seja nao muito brilhante, as outras bastante naturais.

para mim a historia é contada a começar por ações decisivas, a entrada in the wild, e a saida de casa. a partir dai intercala a vida no mundo, conhecendo ambientes e pessoas, e a vida selvagem no alaska, de caçar, comer, ler, e etc.

me parece que para sean pen chris é feliz na sua viagem, e só percebe isso tarde demais, no alaska, quando não é capaz mas de voltar, e nao sei se realmente o fez, escreve em um livro "happiness only real when shared". antes de entrar in the wild chris conclui para ron que a verdadeira vida, ou felicidade [posso estar distorcendo a verdadeira fala], experiencia de vida, é a natureza que deus pos a nossa volta.


Um comentário: