quarta-feira, 16 de novembro de 2016

bruce lee's the big boss - 1971

o netflix disponibilizou - não sei quando - the big boss, conhecido como o dragao chines em portugues. a versao do netflix so tem audio em portugues e espanhol disponiveis, entao basicamente so da pra ver como a gente ja conhece, a versao dublada mesmo de sessao da tarde.

a dublagem e legenda raramente combinam completamente, e sao um registro do trabalho de tradução e dublagem da epoca, que nao deve ter sido facil, mas, ou incomoda por ser aquele portugues correto e lavado que nem encaixa com o que falamos nem encaixa com o contexto dos personagens, ou vira motivo de piada por si só, o que tira da intençao original do filme.

com exceção dos habitos asiaticos, a coisa parece muito como se tivesse sido filmada num sitio em pernambuco ou numa cidade de interior. as cenas mostram com sinceridade os ambientes, isso reforça minha visao que voce pode fazer um filme num lugar fudido sem que o lugar fudido seja o tema. o tema de the big boss tambem nao eh a arte marcial, a luta. ao contrario dos filmes de van damme, que tem historias bem nojentinhas e mal desenvolvidas so pra mostrar lapada de cabo a rabo. the big boss eh sobre um jovem que vai a uma nova cidade, acaba tendo que lidar com uma operaçao de trafico de drogas responsavel pela morte de tres de seus amigos e nesse caminho tem que se resolver com sua moral e principios. ele nao luta por boa parte do filme, por pedido da sua mae, que o deu um amuleto para faze-lo lembrar, e so começa a lutar quando se ver forçado a isso. quando rola o primeiro pau mermo que bruce lee dalhe com a porra acontece talvez a parte mais importante do filme, o gerente da fabrica saca que ele eh bom e o promove a contramestre. essa promoçao o tira da sua busca original, que era de buscar pelos seus amigos sumidos e demora pra ele reencontrar seu objetivo, que eh bom, o filme da um tempo pra voce ver o personagem sendo enganado, sofrendo a rejeicao dos amigos e tendo que ser mais forte, ate decidir cair matando.

eh muito interessante como as regalias de ser contramestre sobem a cabeça dele e o enganam, e como isso eh tipo uma atitude planejada do gerente pra tirar ele de junto dos outros trabalhadores e o colocar como aliado.

esses filmes da epoca bruce lee eram cortados e censurados devido a violencia demais, mas as cenas cortadas nao tiram a crueza e falta de piedade do filme, isto eh, mal pode-se dizer que ha um final feliz, todomundo que acolheu cheng chao an basicamente morre a mando do chefe do crime, o motivando a ser resoluto em buscar vingança sem poupar ninguem de uns tapas porque mainha mandou.


a sinceridade com o cenario eh uma das coisas que mais gosto em filmes, a historia de um filme normalmente eh capaz de tocar a qualquer humano se bem contada, historias nos tocam pois todos somos capazes de nos identificar com outros humanos, com as mesmas preocupaçoes e sentimentos que nos. o cenario entra pra dar contexto, e eh fatidicamente o cenario e objetos que cercam aquele criador no seu cotidiano. o cenario vai dar um contexto cultural, e eh melhor ainda quando eh algo tao natural para o criador que se integra ao filme com essa mesma naturalidade.

as ruas sao de terra batida, beiradas de grama e plantas, as casas sao de madeira, tem uns lençois estendidos ao longo da casa, que eh onde a galera dorme  nuns tatames ou papeloes mesmo, com o lençol servindo de mosquiteiro, a mesa pra refeiçoes eh uma baixinha e a galera come sentada no chao. o big boss eh o bom, cheio da grana, por isso o terreno parece um sitio arborizado, varias palmeiras, arvores tropicais, tudo demarcado por aquela classica mureta que da metade pra cima eh arame farpado. como ele eh foda a casa dele eh de tijolo e cobogo e bem branquinha de cal.

a galera que luta mais um pouco usa as roupas mais tradicionais, o resto da galera se veste mais setentao mesmo calça social cinto e camisa, ate na hora do pau, e quem eh mais velho pode andar de camisa aberta e o bucho de fora sem problemas.

tanto os bons quanto os maus tem plantas, o escritorio do gerente parece bem fengshui, eh elevado do chao, passa um riacho embaixo da escada e tem umas plantinhas alem das arvores. na varanda ele pratica sua arte marcial. a madeira parece mais nobre, mais marrom e mais escura. a madeira da fabrica e das outras casas eh aquela meio cinza e manchada, que ja levou muita chuva.

a trilha sonora eh uma incognita. tem musica que remete mais ao country americano, tem trechos que eu diria parecer encaixado com uma coisa mais asiatica, e nos momentos de suspense botam um trecho de uma musica que se nao me engano eh de yes em outro momento rolou um trechinho de king crimson.

no final, cheng chao an liberta a prima e unica sobrevivente da casa onde ele morava e eh preso pela policia depois de matar o big baus.


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