terça-feira, 10 de janeiro de 2017

pensamentos incompletos sobre gilmore girls


uma serie que nao envelheceu bem. super aclamada, e indicada por todos especialmente apos a entrada no netflix imendada com o novo filme, gilmore girls esta junto a arquivo x no saco de series que nao aconteceriam se fossem ser feitas hoje em dia.

a serie tem um arco de historia solido, as vidas de rory e lorelai gilmore e a relação com os pais de lorelai a partir do momento que ela pede um emprestimo a eles para pagar a escola de rory. tem um bom fechamento por temporada concluindo sempre com algum grande acontecimento como o casamento de sookie ou a graduação de rory, os episodios fecham seus pequenos arcos, não deixam cliffhangers, mas continuam suavemente evoluindo as historias pendentes que vão se moldando com os acontecimentos.

hoje em dia é raro ver series de comedia com a duração de 40 minutos, gilmore girls é uma comedia-drama mas com pouquissimo foco no drama, poderia se encaixar bem em episodios de 20 minutos.

lorelai da o tom para a serie e o resto dos personagens, ela sempre faz uma piada, quase nunca fala serio e tem um grande problema com seus pais. a forma como a relação com os pais nunca muda em 4 temporadas realmente me faz pensar se existe em gilmore girls algo de seinfeld no sentido de os personagens simplesmente nao aprenderem com seus erros e experiencias.

o status quo é dado logo no primeiro episódio com o pedido do emprestimo e a obrigação de ir jantar, algo que perdura por tres anos, ate lorelai conseguir pagar o emprestimo, nesse tempo a maioria dos encontros com os pais envolvem as discussões gritadas classicas da serie, com alguns poucos episodios de calmaria e ate momentos que parece que há alguma esperança de mae e avo começarem a se relacionar bem. com o fim do emprestimo percebemos que lorelai nao aprendeu nada em todos esses anos e ainda prefere evitar completamente os pais.

as gilmore girls são perfeitas
as protagonistas raramente erram e suas vidas sao tranquilas exceto pelo que elas sofrem. elas estão no centro da serie nao so como protagonistas mas como exemplos de como ser e raramente suas açoes sao questionadas, exceto quando o debate é e entre as duas, que tambem gera a rara situaçao onde algo pode ser resolvido com um pouco de sensatez e algum lado abrindo mao.

plot telegrafado
não é preciso se esforçar para saber o que vai acontecer, o plot é telegrafado há quilometros e voce basicamente ja sabe o que vai acontecer, basta esperar. relacionamentos, breakups, discussoes. é tudo extremamente previsivel.


toda piadinha e tiração de onda atinge o alvo
na estrutura de dialogos de gilmore girls sempre existe algo para ser piada ou tiração de onda, sempre existe como incomodar alguem.

discussoes gritadas

inexistencia de conversas serias

rory é uma anta emocional

- o incendio do hotel e o roubo do carro de jess foram ferramentas de plot que poderiam ser trabalhadas melhor e foram simplesmente largadas no meio da historia pra dar a desculpa de algo acontecer.

----

na season 5 a coisa começa a mudar um pouco, finalmente luke e lorelai se pegam e o romance ja começa direto como uma coisa seria e pra durar. rory, no entanto, continua tapadinha e nesses 4/5 anos so pegou dois caras e so transou com dean, tem gente dando em cima dela de bolo na faculdade mas ela nem ve, ate chegar esse cara novo que nem lembro o nome, o cara da sociedade secreta que eh OBVIO que vai entrar pra fazer bagunça quando rory tava se estabelecendo de novo com dean.

ai voce ve como gilmore girls tem uma estrutura de novelinha mesmo. tem que rolar um draminha pra ter discuçaozinha e eh assim que a serie anda.

no resumo de rory a gente ve que ela é ate um personagem unico, inteligente, le pra caralho e conversa tete a tete como o avo sobre assuntos. ela eh um personagem massa de uma mulher que no need no man. no entanto ela é romanticamente nula e nao ve um palmo na frente dela emocionalmente. ela se ve dentro de situaçoes que nao sabe como começaram e os escritores, como em todos dialogos, dao uma otica limitada do mundo e das possibilidades a personagem.

pode ser uma questao do tipo de publico a quem estavam tentando dirigir a serie, depois de dean ela so se apaixona por maloqueiro, gente com caracteristicas totalmente falhas e que vao de encontro a que ela eh. primeiro jess, que de em comumn so tem a coisa de ler muito. segundo agora o mamao da sociedade secreta.

o pior eh que ela ve os defeitos dessas pessoas mas depois eles crescem nos olhos dela por meio de outras ações, mas em nenhum momento, se redimem dos seus defeitos principais que continuam os tornando incompativeis com ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário