sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

the oa

não recomendo. no sidewatch essa serie eh uma coisa que voce consegue ver ate o fim, mas nao eh nada muito rico pra voce levar a serio e assistir prestando atencao.


primeiro problemao com essa serie, mas tem que ser proposital ou pelomenos a galera tava consciente na hora de fazer, é a sensação de semelhança com sound of my voice, um filminho que eh mermo isso ai, e com a mesma atriz, eh tanta coincidencia que chega atrapalha a concentracao no começo.

sound of my voice eh sobre uma nega que se diz ter vindo do futuro, ela se encontra no basement de uma casa e conta suas lorotas pra seus seguidores. o filme fica no ponto de vista de duas pessoas que querem expor a fraude dela. no final voce fica ainda sem saber se era lorota ou nao, mas o filme nao quer te dar certeza, quer deixar aberto e no final voce viu uma coisa que nao foi pra frente o tempo inteiro, que pode ter sido so mentira e que nao interferiu em nada no mundo dos personagens. exceto no relacionamento entre eles, que eh a unica coisa que voce pode dizer que realmente aconteceu. mesmo assim eh muito pouco para um filme inteiro, ou uma serie inteira.

the oa eh a mesma coisa descritinha disso ai. a diferença sendo que ha bem menos ceticismo da parte dos seguidores e a serie pende para o lado de lhe fazer acreditar que ela esta contando a verdade, mais pro final apenas que eles dao uma sacudida na sua certeza so pra poder fechar o ultimo ep deixando uma duvida, mas nem precisava. pra mim so enfraquece a obra.

o fato de ser escrito e atuado pelas mesmas pessoas, brit marling e zal batmanglij ainda piora tudo. so parece que eles quiseram apenas reciclar a ideia, porque nao eh diferente o suficiente pra vc identificar como outra obra, nem eh igual o suficiente pra voce dizer que eh um remake, esta num limbo, um intermedio que incomoda. se nao fosse dos mesmo autores poderia ser definitivamente taxado como plagio por tanto de semelhança.

o que muda eh que em sound of my voice ela eh do futuro e em the oa ela eh um anjo dentre 5 que se tornaram assim devido a ter morrido e voltado (near death experience, que eles abreviam para nde).


insipiencia eh talvez a palavra para apontar o verdadeiro incomodo que ambas historias passam. a incerteza sobre a vericidade da historia unido a verdadeira falta de poder dos personagens para tomar uma atitude a respeito do que esta ouvindo, e principalmente, a mudança de ponto de vista que te tira da ação da historia principal e te coloca como ouvinte causa o choque que nao te deixa se aprofundar no universo e se sentir parte dele.

a serie tem o agrave em comparaçao com o filme, de sustentar a historia por 7 episodios e depois entregar uma soluçao anticlimatica para a historia de capitividade da personagem, para novamente entregar outra solução pouco climatica para a historia no presente, dos seus ouvintes.


para completar, os outros elementos que compoem a historia parecem pouco desenvolvidos ou cliches demais para te deixar imerso, e quando questionados certos elementos, na duvida de se realidade ou lorota do personagem principal acabam contaminando toda a historia.

exemplos disso sao
- o background russo super clichezao, de filha paparicada de familia russa de pai solteiro, pai morre, menina vai para os eua pra ser criada numa situaçao fudida de pobreza. tem mais de um cliche ai fundidos.
- a escrotisse da mae adotiva de nomear a filha de praire devido aos olhos da menina QUE EH CEGA. sacanagem do caralho. sacanagem em cima de sacanagem.
- o vilao super estereotipado tambem, rico vivendo num cenario ermo e exotico.

quando voce começa a duvidar das realidades da serie fudeu, porque voce pode contestar em varias camadas.
- todos os momentos de encontro no fbi onde os cenarios estao sempre completamente desertos. realidade ou ilusao?
- os livros com cara de novos embaixo da cama dela
- pode ter havido sequestro porem sem experimentos, ou pode ter acontecido experimentos mas sem ser num lugar dramatico como uma mina abandonada.

por fim, o estilo de episodios de historinha contada pela metade pra deixar misterio, coisa que ja cansou, tipo lost, e que pra funcionar tem que ser muito bem executada, e que no caso de the oa eu ja sei que nao assistiria uma segunda temporada por isso. sei que vai ser uma historia travada que nao vai pra frente propositalmente convoluta pra no final vc nem saber o que aconteceu mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário