terça-feira, 9 de junho de 2009

cemitério de Santo Amaro

proximo ao Sesc, fazendo parte da minha rota de ida e volta para o mesmo, o cemitério me chama a atenção. estou considerando entrar nele quando tiver tempo. se entrei no Cemitier pere Lachaise, acho q posso fazer o mesmo no grande amaro bocão.

É surpreendente [deveria ser?], no entanto, como nossa cultura afeta esse lugar onde deveria-se haver sobriedade. o clima criado pelo comercio ambulante em volta e os transeuntes não dá o respeito necessário. Não comparo com o Pere Lachaise, não é o objetivo. O Pere Lachaise é corrompido também, mas em outro nível, o cemitério parece estar sendo dessecrado pelos olhos famintos de turistas, mas ainda assim isso é feito num silêncio e num tipo de sobriedade, eu considero a atitude desrespeitosa, ou de descaso no minimo, mas não é de chamar atenção como o caso do Amaro. O Pere tem muros altos e certos predios em volta teem a altura suficiente para ver acima de seus muros.

Os muros do amaro também me chamam atenção. Existem varias formas de protejer uma propriedade, incrementando os muros de diversas formas. Vejo formas de proteção mais antigas e interessantemente eficazes [suposição]. O muro é alto e ao fim ele não termina reto, mas em forma de losango, o que, eu imagino, cria uma dificuldade para ter um apoio para a mão e escalar o muro, a ideia me é ótima. não fica agressivo, é sutil, talvez só perceba quem tenta subir.

Essa forma também faz com que a água se deposite mais facilmente nas superficies inclinadas, ao invez de simplesmente escorrer, assim a formação de musgo é grande na ponta losangular do muro, e quase nula do meio pra baixo.

As árvores são muito belas. eu sempre acho que árvores de cemiterio são especialmente bonitas, penso q é a carne humana alimentando, hahaha, mas pode ser todo o clima e o metodo de preservação das mesmas, que talvez varie sem que quem as manteem percebe que usa um metodo diferente. Elas são altisimas, de galhos erroneos que a visão de baixo se cruzam bastante, cobertos de musgo, não se sabe quais são de qual arvore, cobrem o sol, dá um ótimo local para caminhada.

O silencio [das partes sem comercio informal] é claro, contribui para o clima de cemitério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário