quarta-feira, 10 de junho de 2009

palavras

quando usamos palavras no dia a dia acabamos por perder s significados adequados dessas palavras, tornando nosso uso das mesmas ambiguo. seria um grande avanço a comunicação se as pessoas pensassem sobre o que querem dizer e o que as palaras significam.

um dos motivos[ não julgo necessário tentar listar provaveis todos] é a exacerbação dos sentimentos, que levar a usar palavras mais fortes que as adequadas.

estudo de caso. isabel, ao ser indagada sobre aparente vicio no uso de twitter o taxou de inutil e ruim. mas veja, a afirmação por sí só já me surpreende, quem dirá ela sendo veiculada no exato meio que julga. é o tipo de situação que me deixa estarrecido e sem palavras por alguns segundos.

então vamos lá. inutil: nega a utilidade, o meu um sapato e algumas bugingangas que estão no meu quarto, as quais nunca usarei, são inuteis. algo que não atende ao que foi planejado também pode ser chamado de inutil, por exemplo, algo quebrado, uma tv que não liga, um liquidificador que não liquidifica. dessa forma o twitter me parece util. estamos usando-o, para fazer, quem diria, exatamente aquilo que ele sugere, compartilhar informações em pequenas sentenças.

entrando ainda mais nas nuancias de 'inutil', para saciar aquelas vozesinhas na minha cabeça que mimetizam meus amigos chatos, o twitter tem a utilidade de informar o usuário com informação de fontes que ele escolheu receber, supondo o adequado funcionamento do remetente e do destinatario, o meio funciona.

a pessoa em questão está usando como conversação com amigos, se isso não a satisfaz então ela está usando errado, ou o produto não atende as necessidades dela, o que na verdade se resume a um problema do usuário, e não do produto, se, como acima atestado, o produto tem a capacidade de atingir sua meta.

dai vamos para o segundo ponto. ruim: ruim é uma opinião, então é mais subjetivo. ruim é aquilo que não agrada, que não é bom, bom, também subjetivo, é aquilo que agrada. restringindo a questão, do twitter: a interface, uma das mais simples e rapidas q já usei, não vejo o que reclamar, a menor quantidade de interações possivel. quanto a informação passada, novamente é da escolha do usuário, então se as informações são desinteressantes, desagradaveis ou inadequadas, problema em alguma das atitudes do usuário. o produto não pode ser culpado de tudo.

o que chega a ultima conclusão. se é ruim, se é desagradavel, não use. afinal, voc~e só usa o que quer. deve lhe trazer alggum beneficio, do mais concreto ao mais sublime, algum. se ela acha ruim ela não deveria estar usando. se é inutil não deveria haver interesse em usar desde o principio.

então a minha taxação. vicio: vicio pra mim automaticamente nega as duas palavras discutidas acima, se vc está viciado em algo, é algo util e bom, pelomenos para alguma parte do seu corpo ou cerebro. e você quer usar. apesar da outra parte poder não querer usar.

minha interpretação da situação: a pessoa em questão costuma ir contra as 'modinhas' sejam elas de qualquer cunho, dessa forma, procura negar o objeto da modinha, se colocar contra a mesma. contra-cultura. mas foi ineficaz e está usando o elemento de sua repulsa, sem no entanto deixar de lado a ojeriza condicional, e ainda por cima, a evidenciando. está ainda por cima sendo levada pela emoção na sua empreitada.

por vicio eu posso acrecentar, que concientemente ela julga ter coisas mais importantes para fazer, mas o twitter sacia outras vontades, a de comunicação, a de autopromoção, essas coisas que fazemos para nós mesmos.

então, qual a palavra adequada para isabel usar? ela poderia dizer inadequado, viciante, desnecessário, em observancia do que ela considera as necessidades dela, e do que ela foi capaz de alcançar com o produto, sua experiencia.

e não uma taxação generalista do tipo que eu usaria em piadas.

como eu uso o twitter e o vejo util?
recebo informações de fontes interessantes, sobre o recife e sobre meus amigos, me interesso em saber o que acontece com meus amigos. me aproximei de pessoas distantes, ou me sinto mais proximo delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário