terça-feira, 19 de julho de 2011

lixo nas calçadas

estou cansado do lixo nas calçadas do recife. os recifenses nao querem resolver problemas, eles evitam os problemas. assim, recife poderia ser uma grande cidade, mas está populada de porcos que fogem de problemas.

há lugares que voce entende que não se importem com o lixo, os prédios, que nao devem nada a ninguém a nao ser quem está dentro do prédio. mas os prédios tem uma lei eu acho que os obriga a guardar o lixo em algum lugar no prédio, então pelomenos os novos tem um espaço com uma grade na sua parte desinteressante da fachada pra acumular o lixo.

prédios antigos como o meu guardam o lixo mas no fim do dia o colocam na rua pra o caminhão pegar. tem um prédio na minha rua inclusive, que é o mais nojento, que ocupa sua calçada já suja com lixo de um lado a outro, e o lixo desse prédio fede incrivelmente. e há prédios como os que eu citei, que estão de acordo com alguma lei ou algo que se passa por um bom costume, ele tem um grande muro cinza, e nesse muro uma grade que dá acesso a o local onde guardam o lixo, o lixo desse prédio nao só fede abissalmente como tem a habilidade de sempre liberar chorume, que escorre pela calçada, perto da parada de onibus. isso é no começo da rua do futuro.

mas os prédios são as construções mais egoístas, e os recifenses fogem dessas coisas. então, andar no recife é difícil; é quente, as calçadas são ruins, a sinalização é ruim, a segurança é ruim, então como os recifenses andam de carro nessas áreas, eles nao veem mais o lixo que seus prédios poem nas ruas.

o que me assusta mesmo é o NACC do recife, na rua do futuro também, que eu sempre uso para voltar pra casa a noite, depois do trabalho. na minha imaginação um lugar que se chama núcleo de apoio a criança com cancer é aquele lugar de pessoas boas preocupadas com o bem estar de criancinhas e tal, então você imagina bons cidadãos, e voluntários que parecem tao altruistas e nao cobram nada pra ajudar as pobres criancinhas com cancer. mas no final do dia o NACC poe a sua montanha de lixo na frente do prédio, e foda-se a calçada.

eu não sei se eu devia ver essas duas características separadas, a preocupação com crianças e a preocupação em colocar o lixo em algum lugar melhor que a calçada, mas pra mim faz parte da mesma preocupação de ser uma pessoa melhor, ou algo assim. me parece escroto vc cuidar das crianças com cancer e nao cuidar da sua cidade. é como ver um professor de escola dar uma aula sobre como o cigarro é ruim e depois ir fumar, ou como se um voluntario do NACC saísse de la depois de trabalhar e jogasse um papel de bombom no chão. você nao espera isso dessa pessoa.

em segundo lugar no meu top de lugares escrotos é o el Chicano, assim do topo da minha cabeça. o el Chicano é um bar que poe seu lixo na frente do bar, na calçada que a galera usa pra comer e beber, porque o bar poe mesas do lado de fora também. e eu lembro que o el chicano tinha um problema com esgoto, uma fossa, algo assim, e eles resolveram o problema, depois de um certo tempo, mas o lixo que fede e incomoda visualmente e atrapalha o caminho da mesma forma que o esgoto eles continuam pondo na frente do bar.

esse é muito irônico, porque eles estão querendo ganhar dinheiro ali, é isso que eles fazem, pagam uma de mexicano com cervejas de outros países pra vc gastar seu dinheiro lá, tem todo um investimento em ambientação e fachada, nao um investimento muito grande mas ainda assim um investimento, e na frente do bar eles poe todo dia um desinvestimento, o lixo. mas ai eu penso, que os recifenses nao se importam. porque o bar continua lá firme e forte, e as pessoas continuam indo.então eles nao devem se importar de viver no lixo, nem os que cuidam de crianças com cancer, nem os que querem se embriagar.

minha imagem final das calçadas do recife é que devem ser um tapete de chorume, e pensando nisso as vezes eu tenho nojo do meu sapato e tiro ele antes de entrar em casa. mas quando eu esqueço, como hoje, eu entro de sapato, eu devo ser meio recifense também.


pensando nisso eu tenho que dizer que nunca vi lixo na frente do fiteiro ou do neno, nao sei onde eles botam, mas parecem esconder bem [acho que o neno poe do outro lado da rua].

quando não é lixo é outra merda na rua, como a merda propriamente dita de algum animal, ou arvores [nao que eu ache que deviam tirar as arvores, mas deviam ter calçadas mais largas] e postes [os postes deviam ser tirados] e calçadas que não existem, e etc. acho que esse é um dos motivos que não consigo me ater muito tempo a uma forma de transporte, ônibus demora, o transito é um caos pra carro ou moto, bicicleta tem que brigar com os carros, e pedestre nao tem onde andar. revezo os transportes pra não enjoar.

e é isso que tenho pensado ultimamente sobre nossa cultura, do recife, ou do brasil, que é disfuncional em vários níveis e sentidos. disfuncional no mobiliario urbano, nas prioridades, na cidadania, no ensino, etc.

eu também sou recifense e nao estou propondo soluções, só desabafando. eu ando no meio da rua mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário