sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jake Leg

essa banda awesome, Baroness, alem da musica boa, tem umas capas ridiculamente bem desenhadas e as musicas tem uns nomes assim bem "nada a ver" q vc nao sabe de onde veio.

as vezes isso nao quer dizer nada, as vezes quer dizer que tem muitos motivos simples por traz dessas coisas, motivos as vezes difíceis de ver ou pesquisar.

mas de vez em quando eu pesquiso sobre as coisas, e quando é musica é muito difícil achar algo, dessa vez foi o contrario. e essa é uma das coisas que quando você começa a pesquisar é levado a varias outras informaçoes, pra finalmente entender todo o contexto, ou entender ate onde voce quiser:


Jake é como se chama nos estados unidos a Jamaica Ginger, extrato de gengibre jamaicano, e era vendido como uma patent medicine, bem, patent medicine, eu tive que ir atrás, é aquele velho remédio enrrolativo que se vê em filme de velho oeste, e de onde provavelmente surgiu o aquele tipo de anuncio de vendedor de rua que seu produto cura tudo e deixa mais bonito e forte e tudo, que é só balela. curiosamente, esse nome, patent medicine, é uma inverdade, os 'remédios' nao eram patenteados, tinha apenas a marca registrada. patentear obviamente revelaria segredos ou falcatruas dos remédios.

a época dessa bebida é o século 19, época onde aconteceu nos estados unidos a lei seca, e coincidentemente jamaican ginger continha de 70% a 80% do seu conteúdo de etanol. e por isso que agora chamo de bebida, era vendida como medicina, mas parecia uma boa forma de escapar da lei seca e beber o seu de todo dia.

então, jake não era algo perigoso, mas o governo também o reconheceu como uma forma de burlar a lei seca, e impôs alterações na formula, que deixavam a bebida ruim. dois caras então, conseguiram desenvolver uma formula adulterada que passasse nos testes do departamento de agricultura mas mantivessem a bebida palatável. só que a substância que eles estavam usando para adulterar a formula, que pensava-se nao ser tóxica, na verdade é uma neurotoxina.

em 1930, apenas 3 anos antes do fim da desastrosa lei seca [coisa q eu sei por dois motivos, primeiro, nao vingou, segundo, Boardwalk Empire, HBO] uma grande quantidade de consumidores de jake começaram a perder o uso das mãos e dos pés, como diz no artigo do wikipedia q a este ponto eu estou apenas traduzindo,  algumas vitimas conseguiam andar, mas não possuíam mais o controle dos músculos que normalmente permitiam que apontassem os dedoes do pé para cima. assim para andar primeiro eles levantam a perna mais alto, com os dedoes do pé apontando pra baixo, e estes seriam a primeira parte do pé a tocar o chão, seguido do calcanhar [o oposto do que fazemos normalmente ao andar]. e começaram a chamar a forma de andar de jake walk, e dizer dos afetados que o que eles tinha era jake foot, jake leg, ou jake paralysis.

e é envolta desse assunto que o tema da música se estabelece.
a letra:


Jake leg!
Steal this wine away
Flay me
Underneath the brine

Running away
Through the sick and the pure
"Mind your feet!" lest they firmament tread

Crawl past the soft
Spiraled sinewy teeth
"Soiled dove!" steal the fruit of it's jaws

Lady!
Keep those hounds at bay
Feed me
The fruits of Avalon

The body's a vessel
The hands find a cure
"Flesh is weak!" and my lip needs a meal

Weak in the knees
And you're wet on the floor
"Ace of staves!" we will dance evercome

Nenhum comentário:

Postar um comentário