sábado, 13 de agosto de 2016

dirty dancing - 1987 - subplot: aborto

uma jovem tira ferias num resort para ricaços nas montanhas e se apaixona por um dançarino pobretão, os dois tem q lidar com a coisa dos preconceitos e de juntar esses polos do mundo americano.

a minha impressão é que os filmes dos anos 80 em geral pintam a coisa social bem em preto e branco, é rico x pobre, geek x cool, etc. não tem os meio termos. quando o filme não é sobre as diferenças sociais, os personagens acabam sendo da mesma classe.

dirty dancing já estabelece no começo como vai ser o tratamento do nucleo pobre, e quem é quem. é interessante a parte de como o staff é dividido entre quem é fudido e quem é bem de vida mas tá trabalhando lá (não sei porque) que são os garçons. a baby, a nega principal, já dá uma secada no patrick swayze da primeira vez que ele aparece então o filme não tá tentando te surpreender, vc já sabe que vai rolar.

eu acho que nesses filmes dos anos oitenta as coisas são um pouco mais cruas, mais diretas. hoje parece que todomundo é butthurt e se doi com qualquer merda, e ai a produção cultural não mete o dedo mais nas feridas. o plot de dirty dancing é "normal" girl meets guy, se desentende com a familia, calunias, coisa simples, embora hoje em dia eu nunca mais percebi a galera abordar esse tema, pode ser que o cinema cansou ou evoluiu mas enfim, o interessante é que no subplot, a amiga de johnny (patrick swayze), que se chama penny e também é uma dançarina fudidam, está gravida, então a protagonista, baby, que está ainda tentando se inserir entre os fudidos, vai lá se meter na vida dela e resolver, eles debatem sobre um doutor que vai aparecer por lá e eu demorei pra perceber que eles tavam falando de aborto.

me impressiona que esse assunto é tratado de forma tão simples, o filme não para pra trabalhar a questão de se o aborto é certo ou errado, a nega vai fazer um aborto e pronto, e os caras que são amigos dela entendem e tão de boa, ninguem em nenhum momento cogita que ela vai criar esse menino. ai baby vai lá pedir dinheiro pro pai pra  penny pagar o aborto, sem contar pra ele, claro.

quem embuchou penny foi um otário lá que é riquinho mas trabalha como garçom, e queria comer a irmã de baby, mas quando ela decide dar pega ele furando com outra, então o filme amarra bem o subplot com a catarse, esse cara ainda leva uns tapas de patrick swayze quando vai tirar uma gracinha.

ele, o antagonista comelão, encontra baby encostando em johnny na crew area e fala "I went slummin' too". uma frase bem pesada (e massa por causa disso) e que nao acho que sairia num filme hoje tb.

apesar de umas frases massas que johnny diz, ser pobre em filme americano ainda tem suas vantagens, no caso, todo o nucleo staff do resort mora numas casinhas bem limpeza, e a de johnny claro que é a mais massa de todas com uma vista massa e isolada das outras casas, pra ele meter, ouvir musica e chorar sua miseria em paz sem ninguem interromper e sem ser visto, exceto claro, pela ricaça que ele negou fogo no dia anterior pq já tava apx por baby, quando ela arranjou outro staff pra cornar o marido dela, staff esse que tinha uma casinha convenientemente com vista para a de johnny.

é um summer love, o filme não amarra dizendo que eles vao ser felizes para sempre, nem dizendo que cada um vai pra seu lado. todos os ricos são porcões, são os vilões da historia, exceto o pai e a mae de baby, pai inclusive que encontra com o casal no fim pra dizer que o cara é limpeza, sendo entao o unico ricão que se redime assim na vista da protagonista, que é importante, já que ele é o pai e rola todo o stressinho familiar no meio do filme devido a quem comeu quem.


mesmo quando americano faz filme sobre pobre é meio dificil fugir da estética rica, e a maior parte do filme parece ser envolta do nucleo rico qdo na verdade é mais sobre o nucleo pobre. dirty dancing é a dança mais erotica e suja do staff, que dança na moral nas suas festinhas pós expediente, já que nas festas dos ricos é só aquelas dancinhas merdas e eles são proibidos de dançar com o caralho todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário