terça-feira, 15 de dezembro de 2009

2009 349 legenda para surdos

parei o filme, no 03:43 para escrever aqui. estou vendo no computador, com legenda em inglês, para surdos. eu gosto da legenda em ingles para acompanhar, saber exatamente quais as palavras que estão sendo ditas, um tipo de estudo eu penso. ainda assim, toda vez que pego uma legenda dessas para surdos, me impressiono. a parte da música me toca mais. a legenda avisa "[vocalizing]" "[sound of this, sound of that]" mas esse aviso nunca vai dar a imersão da musica. a sensação, só a imaginação de ter que lidar apenas com as legendas, apenas com avisos, notas, sobre o que está acontecendo me deixa horrorizado [ou me deixa horrivel, a exemplo de 'me deixa incrivel']

como pode? volta a cabeça o debate de qual o sentido mais importante.

Um comentário:

  1. É, interessante mesmo. Fica em minha cabeça a dúvida se são mesmo legendas para surdo ou apenas legendas para absurdos que não podem ouvir com o volume acima do level 5.



    Hahahaahaha.

    ResponderExcluir