quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2009 365

estava lendo, e senti um cheiro. acho que foi da minha memória, porque não fazia sentido com o local, e com o livro.

cheiro de comida congelada. talvez feijão e carne congelada. cheiro que eu sentia quando abria a parte de cima da geladeira ou o freezer de casa, na época em que faziamos almoço e congelavamos comida.
cheiro de comida congelada deve ser algo na verdade sinestésico, associado no cérebro sem perceber. deve ser a sensação de gelado entrando pelas narinas e o pouco do cheiro que a comida exala, que acaba ficando impregnado na geladeira com o tempo e o congelamento de mais comida.

o cheiro da comida pode ficar na água do gelo e da umidade no ar da geladeira, e se faz sentir junto com o frio quando entra no nariz.
apesar de insípida, a água sempre carrega o gosto de outra coisa com ela. o que faz a água ter gostos diferentes em cidades diferentes, e de casa em casa.

a melhor água é a do filtro de barro. na minha casa e na casa da minha vó tinhamos filtros de barro. e quando se bebia água de garrafão de plástico dava pra perceber claramente o gosto do plástico.
com o tempo ficou evidente que era mais fácil compara água mineral de garrafão do que ter que ferver e filtrar água da torneira, e periodicamente trocar os filtros de cerâmica do bebedouro[?] de barro.

os bebedouros de plástico, para usar com os garrafões de plástico são esteticamente desagradaveis, e se não forem de plástico, com uma aparencia fragil, são de metal, daqueles que são longos e ficam no chão. também possuem a desnecessária função de resfriar a água, para isso necesitando de uma tomada, e ainda pinga pela torneira, e possui uma bandeja para que possamos ser descuidados e deixar a água cair fora do copo [e para que as torneira possam não vedar direito sem incomodar ninguém alem do cara que vai esvaziar a bandeja].

eu odiava o gosto do plástico na água quando era pequeno, ele fica evidente na água, principalmente se você está acostumado a beber da água do filtro de cerâmica do bebedouro de barro.

salvo pela já existência do bebedouro de barro em casa, quando passamos a comprar garrafões d'água apenas paramos de usar a parte de cima do bebedouro, que filtrava, e apoiamos o garrafão na parte de baixo que tem a torneira e contem a água.

pensando nisso agora, eu vejo claramente o porque da minha tendencia a desgostar de qualquer recipiente de plástico. não levava garrafinhas para escola. a água do bebedouro da escola para mim sempre foi boa, boa o suficiente, desses bebedouros de metal que puxam a água dos canos e esguicham ela para cima. não sei como esse bebedouro é por dentro, mas o gosto da água quem vem dele nunca me incomodou, enquanto ele estivesse funcionando corretamente. ainda assim, o meu costume mesmo é beber água só em casa.
a única garrafinha de plástico que uso é a da bicicleta, e só em pedaladas muito longas, viagens.

apesar da água estar no garrafão plástico, ela passa pelo barro e acho que a água fica melhor, ameniza o gosto ruim. e no final acostuma-se.

o pior gosto de todos no entanto e o gosto de comida na água. e isso evidentemente acontece com a água que está na geladeira.

eu gosto mais de beber água na temperatura ambiente. só bebo da geladeira se for a unica opção. mas quando se trata de geladeira eu prefiro os recipientes de plástico. estando gelada a água não fica tanto com gosto de plástico. mas é impossível escapar do gosto de comida. na geladeira se encontra recipientes ou de plástico ou de vidro. os de vidro são os piores. a maioria deles não fecha direito. alguns são reaproveitados de garrafas de outras bebidas, varios acabam ficando abertos mesmo. garrafas de vidro são mais pesadas e deslizam mais fácil, tanto na sua mão como na grade da geladeira, alem de ocupar mais espaço do que o plástico por terem as paredes mais grossas.
as garrafas de plástico também são ruins, elas são mais faceis de pegar pois a maioria tem um formato melhor, mas tendem a derramar água fora do copo, e também não fecham direito as tampas não encaixam e não funcionam como deveriam.

fui na casa de raissa outro dia. na geladeira tinha uma garrafa com água, a garrafa era de vidro com uma tampa de plástico de enroscar que tem uma pega e uma tampa menor para a água sair. essa garrafa eu ja vi nessa tarefa, mas normalmente é uma garrafa de suco. me parece uma garrafa horrível porque a pega de plástico não é segura, pois está presa só na ponta da rosca da tampa e não é muito longa. a garrafa fica pesada quando está cheia, e nessa situação virar a garrafa segurando pela pega gera uma força muito grande [torque, se não me engano] na tampa. a garrafa é cilindrica e pegar pelo corpo também não é legal. então essa garrafa é uma muito propensa a cair, quebrar ou qualquer outra merda.

mas tinha bebedouro lá. eu acho que escolhi a geladeira porque o bebedouro era de plástico e parecia frágil. porem eu não sabia o que ia encontrar na geladeira fechada. por ironia a água da garrafa estava no fim, então depois de beber enchi-la[cacofono] no bebedouro, que apesar de frágil [e de ter parte dele fora da mesa o que deve ativar o toq sequelado de não deixar coisas nas pontas de mesa] é bem interessante pela posição e o tipo da torneira. depois de encher guardei a garrafa na mesma prateleira da geladeira que a encontrei, a coloquei e deixei que deslizasse para trás com um empurrãozinho.

a água dessa garrafa era água com gosto de comida. e esse gosto de comida era estranho porque dava pra cheirar também, e eu não sabia se estava vindo do olfato ou do paladar mas estava sentindo.

eu não fiz essa observação para iago, que estava comigo. iago não era o dono da casa mas acho que as pessoas não recebem esse tipo de observação, que tem intenção construtiva, mas que parte do gosto e da opinião particular.

acho que o gosto e cheiro de comida gelada na água estavam recentes na minha memória por causa disso, e por algum outro motivo senti naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário