segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

review de gran turismo 5

gran turismo 5 é o melhor e mais conhecido 'driving simulator' até hoje. o wikipedia tem citações suficientes para respaldar essa afirmação, embora não o tenha dito diretamente. para mim, se não tem a escala de fama de gran turismo, também não da pra ser tão bom, o que acontece com outros simuladores. pra fazer um simulador deve ser preciso muito dinheiro, e se um produto não tem publico, ele também não tem dinheiro para se tornar o melhor.


[carros e pistas]
em relação as versões anteriores, o gran turismo 5 tem mais carros, mais pistas e mais detalhes.
mais detalhes nos carros quer dizer um melhor modelo de aerodinâmica, isso é importante para simular o carro perfeitamente. mais detalhes na pista aproxima a experiência da realidade. as pistas estão detalhadas o suficiente para que o corredor perceba uma elevação e escolha o melhor traçado evitando ou se aproveitando dessa elevação ou outra característica, o detalhe faz diferença no desempenho. a grama e  zebras também é de um detalhe notável, sua estratégia como corredor, a respeito de grama e zebra vai depender da pista. eu não percebi isso nem em gran turismo 4. há gramas mal cuidadas e com buracos, como em cape ring, que atrapalham muito o desempenho de um carro de corrida, e pouco atrapalham um carro de rua. há zebras pequenas, altas, largas, estreitas, grandes, que tremem mais, que tremem menos, e varias combinações dessas características, que levam o carro a responder diferente a cada uma delas, tamanho é o nível de detalhamento. a zebra de tokyo 246 é tão elevada que faz o carro perder a traseira, e é melhor ser evitada ou usada com cuidado.

[premium, standard, customização]
existem os carros premium e os carros standard. durante a corrida não dá pra perceber a diferença. só dá pra perceber que os vidros são pretos, as vezes o carro standard é um pouquinho mais opaco.
se você tem um carro standard ai dá pra perceber a diferença, na garagem a menor quantidade de polígonos, na corrida a ausência do cockpit, e no gt auto menos opções de customização, mas se vc se importa mais em customizar do que correr vá jogar outro jogo.

a customização de verdade é nas peças do motor, para correr. a compra de peças e a customização foi simplificada, se foi bom ou ruim eu não sei, mas sei que ainda é realista e complicado o suficiente para dar trabalho ao leigo, e me fazer ler o manual de vez em quando para saber os ajustes corretos a fazer.

a única coisa de verdade que incomoda a respeito dos carros standard são os carros duplicados. é possível encontrar certos carros como um acura nsx '00 na versão standard e na versão premium. se você for secão por certo tipo de carro, e sair comprando todas as versões dele que existirem, como eu faço, você tem que tomar cuidado para não acabar comprando um carro standard quando poderia comprar o mesmo carro, premium. a não ser que você não se importe em ter dois do mesmo carro.


[cenário]
o cenário, alem da pista e do carro, é patético. ao andar devagar, bater, ou tirar uma foto, ver um replay, as falhas ficam evidentes: as texturas de montanha se repetindo, as texturas de floresta se repetindo, até paredes! varias texturas de baixa resolução, árvores bidimensionais, árvores compostas por dois planos apenas, pessoas bidimensionais [pessoas em 3d só nos locais de tirar foto. se você não quer ver essas falhas, melhor ser um bom corredor e não ver replays nem parar para fotografar.

serio mesmo gran turismo 5? o ultimo jogo que eu joguei com objetos bidimensionais, alem da serie gt foi duke nukem, muito tempo atras. eu me pergunto se a engine que faz todos os cálculos da simulação da corrida ocupa tanta memória que não dá pra por umas arvores em 3d e uma textura melhorzinha aqui e ali.


[gt life]
o menu é confuso no inicio, mas isso é besteira. podiam ter feito melhor, podiam. demora pra se abituar, demora. mas da pra viver.

as licenças agora não são obrigatórias, isso pra mim é uma merda, um jogo que se qualifica como simulador tão serio, e que a 4 jogos vem na tradição de licenças obrigatórias, o que é o mais lógico, perde muito fazendo-as opcionais.

o jogo em geral me parece mais fácil, os campeonatos tem menos requisitos. o sistema de level me parece redundante, se antes o sistema de licenças funcionava perfeitamente. a inteligência artificial é fraca, dá pra ganhar uma corrida one-make [todos os corredores com o mesmo carro] sem ser muito bom. os carros I.A. correm sem perceber você na pista, não parecem defender posição nem atacar. se você para no meio da pista [porque falhou o teste, ou por qualquer outro motivo] os carros batem em você como se você não existisse, não fazem sequer menção de desviar.

as corridas, que são fáceis, dão muito xp, comparadas as licenças, que são difíceis como sempre, e dão muito pouco xp. isso desencoraja o jogador a tentar as licenças, já que não vale a pena obte-las nem pra ter nível o suficiente pra competir nas categorias superiores, o que é irónico, uma vez que o texto do jogo o estimula a fazer licenças alegando que com elas você poderá competir em níveis mais difíceis.

o aprendizado das licenças foi jogado no lixo. e como as corridas tem poucos requisitos é só você pegar um carro e tunar ate ficar forte o suficiente, se você não for uma pessoa inclinada ao desafio. deixar o jogador se acostumar assim também o deixa despreparado para os special events, que são descrepantemente mais difíceis que a carreira.

assim, a parte principal do jogo, que é a carreira, parece ser só uma parte fácil e o verdadeiro jogo parece ser as licenças, e os special events, mas tão discrepantemente diferentes que parecem ser dois jogos.

por ultimo, os seasonal events, dão um pouco de trabalho, mas permitem tunar o carro na maioria das vezes. são a parte mais divertida do jogo. como são atualizados, agora, semanalmente, os seasonal events são onde comprar carros específicos e escolher peças e configurar fica divertido. esses eventos dão muito dinheiro, o que é bom, porem essa quantidade de dinheiro deixa o modo carreira mais fácil ainda.


[dano externo e mecânico]
existe dano mecânico no jogo, mas até o nível extreme [onde estou no momento], não está habilitado. o dano físico é pífio, são amassões, parachoques pendurados e aerofólios tortos, mesmo encontrando uma parede de frente a 300 por hora.

a desculpa para isso, ao meu ver, é que o jogo espera que você tenha competência de não se chocar nas paredes ridiculamente, mas fazer os carros tão resistentes deixa o jogo menos real, então menos simulador, e dá possibilidade de se aproveitar dessa características para fazer ainda coisas impossíveis na realidade, critica que é feita a gran turismo desde o sempre. e se é pra tomar um partido, ou o carro amassa direito, ou não amassa nada. preferiria ver um partido solido tomado, do que um meio termo insatisfatório.



por fim. gran turismo 5 ainda é o melhor jogo de corrida que pode ser encontrado a venda, sozinho em meio aos jogos arcade para PS3. as qualidades são as mesmas que carrega desde o gt1, o jogo está mais bonito, mas ainda cai nos mesmos erros de sempre e traz novas decepções, como os carros standard clonados, os cenários pouco elaborados e o sistema de dano duvidoso. os modos de corrida são inconsistentes e a verdadeira diversão não está no modo carreira, mas no conteúdo adicional, os special events, seasonal events e a licença, que no caso dos dois últimos, podem beirar uma dificuldade raramente vista nos jogos de hoje, e que alguns se aventurarão a provar, apenas ao meu ver, pelo estimulo do sistema de trophies, e não pelo puro prazer de correr.

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