quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

uma pequena falta de delicadeza

depois de uma corrida [ou de outro evento competitivo que você participe, eu suponho] em um diálogo pode acontecer:

"[...]
- e ai, ganhasse?
[...]"

isso, na minha opinião, é uma falta de delicadeza.

como estou correndo de kart, tenho também ouvido essa pergunta. ela é indelicada, mas não é completamente culpa do perguntador, é uma coisa que acontece meio sem ser percebida.

o primeiro motivo de ser uma pergunta indelicada é: você pode não ter ganhado a corrida. ai, esse tipo de pergunta é uma pergunta que procura uma resposta positiva, pela construção dela. ela mostra também o interesse da pessoa que pergunta. sabendo o interesse do perguntador [sua vitoria ou não] a corrida é posta como uma dicotomia, e não atender a essa expectativa e responder "não" pode ser constrangedor para o perguntado.

o segundo motivo é também simples, mas pode ser analizado com profundidade. a pergunta é feita dessa forma geralmente porque o universo da pessoa que questiona está restrito apenas a conhecer você [um corredor] e saber que houve uma corrida. essas palavras abordam o acontecimento apenas superficialmente, de forma abstrata, e levam a esse tipo de pergunta ser feita. se voce imaginar que tem 10 corredores, as chances parecem muito pequenas, da resposta ser "sim" a essa pergunta, então faz mais sentido dar outra forma a pergunta.

eu vejo situações diferentes faceis de entender que levam a perguntas diferentes nesse mesmo contexto:
1 - você não viu a ultima corrida da formula 1, e seu amigo viu, ai você pergunta: "como foi a corrida?" ou "quem ganhou?"

perguntar quem ganhou nesse caso não é indelicado, porque você não está perguntando para um participante, mas para um espectador. mesmo assim, essa não é a resposta que o espectador está interessado em dar. novamente o universo do perguntador é mais restrito que o do perguntado. o perguntado vai querer falar da chuva que teve, dos acidentes ou da largada, de determinada ultrapassagem, etc. ele pode querer também falar da vitória, mas essa é só uma pequena parte [decisiva, mas pequena] da experiencia de assistir a corrida.

2 - minha irmã, quando eu e meu pai chegamos do kart, pergunta: "quem ganhou?"ou "como foi?" ou ainda, "foi bom?"

o universo dela é maior que o da pessoa que pergunta "ganhasse?", ela conhece dois corredores, e ainda, os dois estão presentes, seria rude perguntar a um se ele ganhou, mostrando interesse por esse e não pelo outro [embora é claro que ela pode mostrar mais interesse pela vitoria do pai dela que do seu irmão, só pra deixar claro q eu entendo]


um corredor por sua vez pode acabar querendo fazer mais de uma pergunta ao mesmo tempo ao participante da corrida.

o interessante ao meu ver, é que quando você sai de uma corrida, uma longa competição, complexa, com tantos elementos, e uma experiência de muitos sensações e pensamento e ação, você quer falar muito mais do que apenas que você ganhou, mesmo que você tenha ganhado. porque a vitória é só um resultado abstrato, satisfatório ou não, de uma coisa muito complexa, de um acontecimento longo, e que inclusive participa bastante do nivel de satisfação que o resultado dá.


por isso que eu me vi algumas vezes desinteressado pela pergunta, de se eu ganhei, tinha muito mais que eu queria dizer. outra vez eu recebi a pergunta, e não tinha ganhado, e hesitei em responder, depois pensei em porque tinha hesitado. no carro com meu tio, me perguntaram por telefone se eu tinha ganhado, e eu senti que essa pergunta era inadequada também, por desconsiderar o esforço dos outros competidores, que inclusive sem eles, e sem conhece-los e sem passar 30 minutos lidando [eu ia dizer "dialogando", mas não gosto dessa palavra usada assim] com eles na pista, a corrida faria muito menos sentido.

ai como a gente vê de vez em quando, tem umas corridas de criança, e teve uma vez que o pai tirou o menino da corrida depois de uma batida besta, e estavamos conversando sobre como isso vai dar pro menino a impressão de que a batida foi ruim, quando na verdade, é uma coisa normal de corridas, e tem que acontecer e o menino tem que se virar pra aprender a correr e lidar com todas as situações que ele está exposto em uma corrida. o comportamento do pai é importante em relação a isso. ai eu fui levado a pensar também que, um menino, depois de correr com mais 9, da forma competitiva [até um nivel um pouco negativo] que os pirralhos podem ser, não é um bom feedback sentir que os pais estão interessados apenas na sua vitória, dai, extremamente indesejavel que um adulto pergunte pra uma criança se ela ganhou.

e isso pode acontecer, porque ai alem do adulto não estar inteirado no universo que o menino vivenciou, ele também tem o desejo de que seu filho seja vitorioso [obv. isso também acontece com qualquer pessoa que conheça um corredor, o desejo que seu conhecido, seu amigo ganhe, mas entre adultos esse problema é menor porque o corredor já está formado e sabe melhor o que vivenciou], e isso acoberta os outros interesses que tornam a pergunta melhor, de melhor proveito, e de obtenção da melhor resposta [pra o pirralho tb ficar feliz podendo contar tudo pros pais de como foi legal a corrida].

Nenhum comentário:

Postar um comentário