quinta-feira, 29 de outubro de 2009

2009 302 aprendizado e estudo

Camila e Indira aqui no trabalho estavam comentando sobre provas de adimissão e estudo. Camila disse que tinha parado de estudar informática, e por isso achava a prova difícil. Indira já puxou o assunto para seu teste recente onde teve que fazer uma prova de inglês, que ela não sabia que haveria. também teve dificuldade.

É claro para mim que inglês deve ser estudado para ser aprendido, porque assim o fiz para sabe-lo. no entanto me impressiono com a situação de estudar informática. ainda assim não devo ser crítico, pois qualquer coisa para ser conhecida deve ser aprendida.

Isso me leva a como é simples e ao mesmo tempo estranha a relação de estudo e aprendizado. a palavra estudo me parece usada em duas formas. na forma como Camila estava usando é como se fosse uma obrigação, uma burocracia, uma formalidade, penosa. já outros estudos podem ser feitos com gosto, com prazer. outras coisas não precisam ser estudadas.

O melhor é que o que deve ser estudado ou não depende do interesse de cada pessoa. O que ela mesma chama de 'informática' seria um coletivo de coisas para mim que eu nem imaginaria em colocar numa palavra só, porque nunca vi a informática como um estudo, para mim é parte de uma atividade, que eu fui aprendendo ao usar os equipamentos, e ai me aprofundando, aprendendo, mas estudando? talvez mas sem nem perceber.

Esse estudo também nunca me foi exigido. Outras coisas no entanto, que Camila saiba e eu não sei, ela saiba sem estudar, e eu teria que estudar para saber. Uma que talvez eu possa relacionar é o conhecimento englobado no campo de atualidades. Só por ler o jornal todo dia e trabalhar na área, ela sabe tudo sobre atualidades, e eu teria que estudar, esse assunto chato.

Mais a frente esse pensamento pode levar a uma prova real do que você gosta ou não, do que você deve fazer ou não, pois se você deve estudar, e o faz com desgosto, será que isso é pra você? Talvez as pessoas devessem trabalhar em coisas que elas gostassem, coisas que aprendem sem perceber, e gostam.

Claro que para isso as pessoas deveriam saber o que gostam, e isso é dificil as vezes. mas, invariavelmente, o pensamento todo leva a questionar a forma de aprendizado de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário