quarta-feira, 11 de novembro de 2009

2009 315 [jornalismo,] energia, apagão, dependencia, apocalipse .2

Então, ultimamente eu tenho lido muito sobre formas de captação de energia. sem entrar na questão de ser ecofriendly, nada disso, que entra de tabela, eu só tava pensando em poder ter a própria energia, tipo uma placa solar, na sua casa, sua bateria, e ser autosuficiente, sem ter que pagar para alguem por ela, pagando apenas por equipamento e manuntenção. Em segundo lugar eu estava pensando em veículos movidos a energia elétrica, ou fuelcell, e esse pensamento estava realmente relacionado a evitar a  poluição, mas tembém a praticidade de poder recarregar seu veiculo em casa, sem ter que se preocupar com postos e mudanças de preços, e toda essa baboseira.

Ter esse tipo de controle sobre a própria energia parece ser muito difícil. Mais aqui no Brazil, mais aqui no Recife, mas ainda difícil em qualquer lugar. Parece difícil implantar um sistema de photovoltaic array, infraestrutura, espaço para baterias, esse tipo de coisa parece ser o problema. Nos paises de primeiro mundo, para ser amplo e não especificar um lugar qualquer, acontece de prédios novos, e casa, serem desenvolvidos em volta da energia solar ou da ecologia e tudo, e assim o objetivo é atingido. Aqui no Brazil também tem casas com esses sistemas, mas claro que estamos atrás.

Esse apagão de ontem, me levou a pensar em coisas muito importantes, mas coisas que eu só pensei hoje de manhã, [talvez pelo mindbender de ontem que me deixou propenso a novas conclusões].

A primeira coisa que eu pensei foi mais fictícia. Imaginei o caso de um apocalipse, de qualquer tipo, como frequentemente penso, apocalipse por zumbis, ou por guerra, qualquer um. Nessa situação toda a estrutura social é corrompida, vira o caos. Então eu percebi uma coisa que já estava coçando minha cabeça enquanto jogava Fallout 3. Em qualquer caso de apocalipse, um civil não vai ter energia porque tudo vai parar. não vai ter ninguem operando os sistemas e eles vão parar de funcionar, então fudeu rede elétrica. e fallout 3 é ridículo por ter computadores funcionando em qualquer lugar 200 anos depois do ataque nuclear.

Essa visão de um mundo sem energia, no caso de um apocalipse, eu fui levando para aplicações mais reais. Basicamente se resume a como toda a nossa estrutura social se baseia na energia. Se a energia é algo tão importante ela não pode ser centralizada, ela não pode depender de tão poucos fatores, que se um deles falhar toda a sociedade se fode. Imagine um dia sem energia, 1 dia com os aliementos esquentando, sem comunicação por internet ou celular, sem acessar seus dados que estão todos no computador, é um dia de caos, de inutilidade. E como uma noticia que Adna me passou ontem, só li a headline, um titulo normal de jornal, exceto que o jornalista fez questão de por duas palavras importantissimas no final: cerveja esquenta.
Depois disso e de todo o choque de ontem, fui tomar uma cerveja no escuro, sozinho no sofá, pensando, e  fui dormir.

Algo tão necessário não pode estar fora de nosso controle. A visão de ser rendido sem energia e sem o controle sobre ela, sem ter o que fazer, me faz considerar ainda mais imperativo que seja acessível as pessoas as suas formas de obtenção de energia. Temos que fazer isso. Para que da próxima vez que tiver um apagão, os serviços de celular tenham sua própria energia e continuem funcionando. Para que as pessoas continuem podendo se comunicar E se conectar, e para que os cidadãos possam continuar usando sua energia, mantendo a geladeira ligada e os equipamentos essenciais ate quando o sol apareça e recarregue as placas solares novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário